Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em:Português
Brasão da Universidade Federal do Ceará

Universidade Federal do Ceará
Secretaria de Governança

Área do conteúdo

Secretaria de Governança realiza 2ª reunião do Comitê de Governança

Data da publicação: 23 de setembro de 2025 Categoria: Comitê de Governança

No dia 25 de agosto de 2025, ocorreu a 2ª Reunião do Comitê de Governança (CGOV) na qual destacamos as principais tratativas abordadas. Acesse: 2ª Apresentação CGOV 2025 

A reunião foi iniciada, pelo Reitor, através da apresentação e dos respectivos votos de boas-vindas aos novos membros do Comitê de Governança: Prof. Antônio Barroso Lima (Secretário de Esportes), Profa. Aliny Abreu de Sousa Monteiro (Diretora da Secretaria do Meio Ambiente) e Prof. Roberto César Cavalcante Vieira (Diretor do Instituto de Arquitetura e Urbanismo e Design).

A PROPLAD apresentou informes sobre o Acompanhamento Trimestral do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2023-2027.

A SECGOV apresentou um Novo Processo na Gestão de Riscos (Colação de Grau Regular e Expedição de 1ª Via de Diploma da PROGRAD) para a aprovação pelo CGOV, bem como foi explicitada a quantidade de processos analisados no período compreendido entre os anos de 2021 à 2025. 

Logo após, foram colocados para discussão e votação os processos que se encontravam em atraso na Gestão de Riscos, para auxiliar na fundamentação da discussão foi feito menção a Resolução Nº 01/2023/CGOV/REITORIA, de 23/03/2023 que dispõe sobre a operacionalização da Gestão de Riscos na UFC.  

Seguidamente, foi reiterado o ótimo resultado obtido pela UFC na primeira Autoavaliação em Integridade Pública promovida pela Controladoria Geral da União (CGU) e também foi apresentado um detalhamento da atual situação do monitoramento das ações corretivas dos respectivos planos de tratamento, que objetivam atender os atuais itens não conformes, bem como ampliar o percentual de conformidade vigente, o que ocasionará um fortalecimento do ambiente de integridade na UFC. 

Resultado da Autoavaliação de Integridade Pública 2024 (Fonte CGU – 2025)

Sobre o Monitoramento do Plano de Continuidade do Negócio (PCN), a SECGOV  fez uma breve introdução a respeito da sua respectiva finalidade e relevância. Depois, apresentou um checklist para avaliação prévia de reporte de incidentes e, por fim, demonstrou o relatório de incidentes do período de março a maio do corrente ano.  

Quanto ao Monitoramento do Índice de Governança, Sustentabilidade e Gestão nas Organizações Públicas  (iESGo), no concernente a autoavaliação do iESGo de 2024, foi propalado que a UFC atingiu o nível aprimorado de conformidade, obtendo 82,3%, de acordo com as informações analíticas do  Relatório Individual iESGo 2024. Este nível de conformidade demonstra um expressivo avanço institucional na gestão dos indicadores do iGG/iESGo, tendo em vista o perfil progressivo da UFC, conforme evolução apresentada no gráfico a seguir. 

Gráfico da evolução de conformidade e classificação do iESGo na UFC. (Fonte: TCU – 2024)

Subsequentemente, foi salientado o plano de tratamento onde foram evidenciados os quantitativos, segmentados por unidades, de ações não iniciadas, ações em andamento, ações finalizadas e o somatório total das ações.

O iESGo, que sucedeu o iGG (Índice de Governança e Gestão Públicas), é um índice criado pelo Tribunal de Contas da União (TCU) para avaliar a governança, a sustentabilidade social e ambiental e a gestão nas organizações públicas. 

A despeito do acompanhamento das unidades acadêmicas na Gestão de Riscos, ocorreu a exposição do levantamento do quantitativo de processos das respectivas unidades como também da totalidade dos mesmos (1.325 processos). Seguidamente, foi ressaltada a importância da identificação dos processos comuns nas unidades e da realização de filtragem do que é realmente processo. Ainda foram explicitadas, as estratégias planejadas que deverão ser executadas para que os resultados encontrados sejam apresentados ao CGOV. 

Ulteriormente, foram apresentados os novos documentos que irão constar no portfólio de processos, pois a partir de agora serão incorporados ao portfólio de processos, as etapas de gerenciamento de riscos organizacionais e de integridade e do relatório de benefícios, o que permitirá a difusão das informações não apenas internamente, mas entre a UFC e outras instituições, construindo, desse modo, uma base de conhecimento de gestão pública. 

Por fim, foi divulgado o lançamento da 2ª edição da campanha intitulada de integridade somos todos nós, que foi concebida mediante uma parceria entre a SECGOV e a Secretaria de Comunicação e Marketing da UFC e que ostenta como propósito disseminar a cultura de integridade em nossa Universidade.

2ª Reunião do CGOV, em 25 de agosto de 2025. (Foto: Simone Faustino)

Logotipo da Superintendência de Tecnologia da Informação
Acessar Ir para o topo