Riscos para a Integridade, você sabe o que são? A CGU responde!

Data de publicação: 14 de setembro de 2022. Categoria: Controladoria-Geral da União, Gestão de Riscos, Notícias

O tema “Riscos para a Integridade” está sendo discutido neste mês de setembro na campanha #INTEGRIDADESOMOSTODOSNÓS da Controladoria-Geral da União (CGU). Mas você sabe o que são os riscos para a integridade? A CGU responde!

Material da campanha #IntegridadeSomosTodosNós – Riscos para a Integridade Pública – CGU

Entende-se por risco toda possibilidade de ocorrência de um evento que venha a ter impacto no cumprimento dos objetivos de uma organização. Por sua vez, os “riscos de integridade” ou “riscos para a integridade” são a espécie de risco que representam vulnerabilidades organizacionais, podendo facilitar situações de quebra de integridade, como, por exemplo, a solicitação ou recebimento de quantias indevidas por agentes públicos, abuso de poder, uso de verbas públicas para fins privados, situações que configuram conflito de interesses, nepotismo, dentre outras.

É essencial que uma organização realize a gestão de riscos de integridade, de forma a prevenir a ocorrência de eventos lesivos ao interesse público. Uma efetiva gestão de riscos possibilitará que a organização identifique as fragilidades de seus processos de trabalho e aprimore seus controles.

Na Universidade Federal do Ceará (UFC), as diretrizes do gerenciamento de riscos estão previstas no Plano de Gestão de Riscos (PGR). O PGR fortalece a governança em nossa instituição, facilitando a tomada de decisão e dando mais segurança e amparo aos servidores na execução de suas atividades cotidianas. De maneira mais ampla, busca-se melhorar o desempenho enquanto entidade de ensino, ciência e tecnologia.

O processo de gestão de riscos é dividido em 7 etapas: Fixação de Objetivos; Identificação de Eventos; Avaliação de Riscos; Resposta aos Riscos; Atividades de controles internos; Informação e Comunicação; e Monitoramento. A gestão de riscos de integridade é realizada no âmbito do PGR, em conjunto com a gestão das demais categorias de riscos (estratégicos, financeiros/orçamentários, operacionais, de imagem/reputação e legais/de conformidade).

Material da campanha #IntegridadeSomosTodosNós – Gestão de Riscos para a Integridade Pública – CGU

O gerenciamento de riscos na Universidade se dá a partir da escolha de processos de trabalho considerados prioritários, aprovados pelo Comitê de Governança. Ao todo foram escolhidos 29 processos prioritários a serem trabalhados no período 2020-2022 (vigência do atual PGR). Dos 29 processos, 11 foram iniciados em 2021 e desses, 9 já foram finalizados em 2021, restando ainda 2 a serem finalizados este ano. Em 2022, foi iniciado o gerenciamento de riscos em 18 novos processos.

A Secretaria de Governança tem oferecido cursos nas áreas de mapeamento de processos e de gestão de riscos no âmbito do Plano Anual de Capacitação em Governança, com o apoio da Divisão de Formação Profissional da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (DIFOP/PROGEP) a fim de capacitar os servidores para o gerenciamento de riscos dos processos prioritários. Com a capacitação de servidores e a inclusão gradativa de novos processos prioritários, espera-se que a Universidade avance na gestão de riscos e, por conseguinte, na melhoria de seus fluxos internos em prol da sociedade.

Fonte: Controladoria-Geral da União/Secretaria de Governança