Integridade
O art.2º, inciso I, da Portaria nº 57, de 4 de janeiro de 2019 da Controladoria-Geral da União define Programa de Integridade como o “conjunto estruturado de medidas institucionais voltadas para a prevenção, detecção, punição e remediação de práticas de corrupção, fraudes, irregularidades e desvios éticos e de conduta”.
Destaca-se também que “promover a integridade” é uma prática do mecanismo “Liderança”, conforme indica o Referencial Básico de Governança Pública Organizacional do Tribunal de Contas da União.
A Estrutura de Integridade da UFC conta com a Secretaria de Governança, como Unidade de Gestão da Integridade (UGI), o Comitê de Governança, como instância consultiva e deliberativa das ações da UGI, além das áreas administrativas responsáveis pelo desenvolvimento dos processos e funções do Programa de Integridade, dentre as quais destacamos: a Comissão de Ética, a Ouvidoria Geral, a Coordenadoria Geral de Auditoria, e a Comissão Permanente de Processo Administrativo Disciplinar, dentre outras.
Para conhecer mais sobre a atuação da SECGOV na área de Integridade, veja os dados da instituição no Painel de Integridade Pública da CGU e confira os links abaixo.