Câmara de Atividades-Meio discute Ações de Melhoria da Governança na UFC
Data da publicação: 4 de dezembro de 2020 Categoria: NotíciasNa reunião ocorrida ontem, 03/12, a Câmara de atividades-meio do Comitê de Governança discutiu a Ação de Melhoria dos Índices de Governança do TCU, iniciativa da Secretaria de Governança (SECGOV) que vem sendo desenvolvida desde o ano passado. Como destacou o professor Cláudio Marques, diretor da SECGOV, “o objetivo desta ação é melhorar as condições de gestão e governança na Universidade, sendo a melhoria dos índices do TCU uma consequência”. O próximo levantamento do TCU para atualização dos índices será realizado em 2021, mas a UFC já está se mobilizando internamente.
A referida ação da SECGOV abrange as seguintes fases:
- Distribuição de Responsabilidades;
- Diagnóstico;
- Elaboração dos Planos de Melhoria;
- Monitoramento dos Planos de Melhoria.
Superadas as duas primeiras fases, o ambiente já está preparado para o início da terceira fase, cujo objetivo é planejar e priorizar a execução de ações de melhoria com base no diagnóstico realizado.
A ideia é que as unidades, consultando os painéis inteligentes elaborados pela SECGOV, os quais contêm o diagnóstico de cada área, observem o que pode ser melhorado (o que ainda não foi implementado ou parcialmente implementado, por exemplo). Para ajudar as unidades nessa avaliação das ações a serem implementadas, a SECGOV sugeriu uma metodologia baseada no esforço e no impacto. Pelo impacto, a unidade deve avaliar se a implementação da ação contribui para a melhoria dos índices da UFC. Já o esforço indica a estimativa de esforço e recursos (financeiros ou não) necessários para implementação da ação. Assim, “utilizando essa metodologia, as unidades poderão priorizar as ações a serem implementadas’, explicou Tatieures Gomes, membro da equipe técnica da SECGOV. As ações que tiverem maior impacto e exigirem menor esforço, por exemplo, terão prioridade de implementação. A referida metodologia está automatizada na planilha enviada às unidades.
Pondera o professor Cláudio que “uma instituição com o porte da UFC não pode sanar todas as questões propostas pelo TCU de uma só vez, mas pode melhorar sua gestão a curto e médio prazos, em um trabalho continuado”.
A Ação de Melhoria dos Índices do TCU será discutida também na próxima reunião do Comitê de Governança, a ser realizada no dia 14 de dezembro, na qual se espera definir uma periodicidade de atualização dos painéis inteligentes contendo a evolução das pontuações da UFC, observando-se os prazos do levantamento do TCU.
Fonte: Secretaria de Governança – secgov@ufc.br