Ambiente de Governança na Universidade Federal do Ceará (UFC) e seus avanços (2019 a 2023).

Data de publicação: 18 de agosto de 2023. Categoria: Notícias

Considerando o encerramento de mais um ciclo da gestão universitária, a Secretaria de Governança disponibiliza o Relatório de Gestão da área de governança, contemplando o período de 2019 a 2023.

A Governança na UFC durante o Reitorado do Professor José Cândido Lustosa Bittencourt de Albuquerque pode ser descrita como tendo consolidado todas as áreas da governança, principalmente com a elaboração, a aprovação, a implementação e o monitoramento de nove planos: duas novas edições do Plano de Integridade (2020-2022 e 2023-2027), duas edições do Plano de Gestão de Riscos (2020-2022 e 2023-2027), a primeira edição do Plano de Continuidade de Negócio (2023-2024) e quatro edições anuais do Plano Anual de Capacitação em Governança (2020, 2021, 2022 e 2023). Ademais, foi aprovada a metodologia de mapeamento de processos, com a criação do Portfólio de Processos da UFC.

Durante os quatro anos deste Reitorado, o Comitê de Governança – CGOV atuou de forma decisiva para consolidar a área de governança na UFC. Foram realizadas 14 (quatorze) reuniões, momento em que 80 (oitenta) matérias foram analisadas e aprovadas, contribuindo para a consolidação do arcabouço normativo da área da governança na UFC e mostrando o esforço continuado para aprimorar o da governança na UFC.

A compreensão do papel da governança pelos servidores e pelos gestores das unidades, fomentado pelo apoio prestado pela administração da UFC e pela oferta de um conjunto variado de cursos e oficinas em áreas correlatas da governança, também contribuiu para o nível avançado de maturidade alcançado pela UFC nessa área.

Após superar as dificuldades inerentes à implementação de uma área inovadora na gestão, a UFC conta atualmente com um ambiente de governança bem mais propício para continuar o desafio de levar os mecanismos da governança pública a todas as áreas administrativas e acadêmicas.