iESGo (Índice de Governança, Sustentabilidade e Gestão nas Organizações Públicas)
O iESGo é o índice criado pelo Tribunal de Contas da União – TCU para analisar governança organizacional e ações de sustentabilidade social e ambiental na administração pública. Este índice sucedeu o iGG (Índice de Governança e Gestão Públicas), cujo último levantamento foi realizado em 2021.
O levantamento do iESGo é realizado por meio de autoavaliação, em plataforma própria do TCU, sendo 2024 o primeiro ano de sua aplicação. Neste ano, o questionário avaliou a governança integrada e as práticas socioambientais de 387 organizações da administração pública federal. Na UFC participaram vinte unidades administrativas, responsáveis por responder ao questionário.
Estima-se que a autoavaliação seja realizada a cada três anos. A Secretaria de Governança é responsável pela coleta de dados, upload de informação ao TCU e monitoramento dos planos de tratamento de indicadores não conformes junto às unidades responsáveis.
O questionário iESGo aborda os seguintes temas:
- governança organizacional pública;
- gestão de pessoas;
- gestão de tecnologia da informação e da segurança da informação;
- gestão de contratações;
- gestão orçamentária e financeira;
- sustentabilidade ambiental; e
- sustentabilidade social.