Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em:Português
Brasão da Universidade Federal do Ceará

Universidade Federal do Ceará
Secretaria de Governança

Área do conteúdo

UFC atinge nível aprimorado em avaliação do TCU e participa de autoavaliação em Integridade da CGU

Data da publicação: 2 de outubro de 2024 Categoria: Notícias

A Universidade Federal do Ceará (UFC) alcançou o nível aprimorado do Índice de Avaliação de Governança Organizacional (iESGo) do Tribunal de Contas da União (TCU). Com a marca de 82,3% de conformidade geral, a Instituição saltou do nível intermediário para a mais alta classificação do índice.

O iESGo surgiu para substituir o Índice Integrado de Governança e Gestão (iGG), inicialmente desenvolvido para identificar riscos sistêmicos e verificar a evolução dos entes públicos. A primeira aplicação no novo índice foi realizada em abril de 2024 e avaliou a governança integrada e as práticas socioambientais de 387 organizações da administração pública federal.

O índice existe para analisar a governança organizacional e as ações de sustentabilidade social e ambiental na administração pública. Nessa edição, foram avaliadas a governança integrada e as práticas socioambientais.

Evolução de conformidade do iGG/iESGo na UFC (2017 a 2024)

Na última aferição do iGG, realizada em 2021, a Universidade obteve o índice geral de 69,6%, classificando-se no nível intermediário, representando mais que o dobro do registrado em 2017 (34%) e quase 40% de crescimento em relação a 2018 (51%).

O diretor em exercício da Secretaria de Governança da UFC, Jonatan Soares, explica que após a aplicação dos questionários aos setores da UFC, “são identificados os itens conformes e não conformes. Com relação aos itens não conformes, a SecGov aciona as unidades para que elas elaborem um plano de tratamento para que esses itens cheguem à conformidade. Dessa forma, melhoramos a condição da UFC para o próximo questionário. Assim evoluímos para a conformidade e melhoramos o índice da Universidade com relação aos itens não conformes”.

Ao todo, 20 unidades administrativas participaram da avaliação: os gabinetes do reitor e da vice-reitora; as oito pró-reitorias; as superintendências de Infraestrutura e Gestão Ambiental e de Tecnologia da Informação; a Coordenadoria-Geral de Auditoria; as secretarias de Governança, de Comunicação e Marketing, de Meio Ambiente e de Acessibilidade; a Ouvidoria-Geral; a Comissão Permanente de Processo Administrativo Disciplinar; e a Comissão de Ética. Dessas, sete apresentaram 100% de conformidade nos indicadores. A próxima autoavaliação do iESGo está prevista para 2027.

AUTOAVALIAÇÃO EM INTEGRIDADE – Ainda visando aprimorar suas práticas ao estabelecido pelos órgãos federais de controle, a Universidade participou da Autoavaliação em Integridade, aplicada pela Controladoria-Geral da União (CGU), de 18 de junho a 5 de agosto deste ano. O objetivo do questionário é fortalecer a integridade pública em órgãos, autarquias e fundações públicas do Poder Executivo federal.

As etapas do projeto estão divididas nos quatro anos do Plano Plurianual (PPA) da CGU, de 2024 a 2027. Serão verificados aspectos dos níveis 2 (Padronizado) e 3 (Integrado) dos três elementos do Modelo de Maturidade e Integridade Pública (MMIP): Governança e Estrutura Organizacional para a Integridade, Capacidade Organizacional para a Integridade e Gestão e Desempenho da Integridade.

Entre as unidades da UFC participantes desse projeto da CGU, a Pró-Reitoria de Planejamento e Administração (PROPLAD), a Coordenadoria-Geral de Auditoria (CGAUD), a Comissão de Ética (CET) e a Comissão Permanente de Processo Administrativo Disciplinar (CPPAD) obtiveram 100% de conformidade em seus respectivos itens demandados. Os resultados aguardam validação da CGU.

“O TCU e a CGU levantam áreas onde as universidades e os setores públicos de uma forma geral precisam evoluir, dar conformidade para que tudo transcorra bem. Isso é governança. Essa conformidade traz uma segurança para a gestão, para que possa tomar decisões estratégicas de boa qualidade e dar consistência ao plano de desenvolvimento institucional. A Universidade caminha bem, sem se preocupar com os órgãos de controle, porque caminharemos conforme a indicação deles”, ressalta Jonatan Soares.

Fonte: Secretaria de Governança da UFC – fone: (85) 3366 7437 / e-mail: secgov@ufc.br

Logotipo da Superintendência de Tecnologia da Informação
Acessar Ir para o topo