Governança: servidores da Prograd participam de curso sobre gestão de processos
Data da publicação: 13 de março de 2018 Categoria: NotíciasTerça, 13 Março 2018
- Na Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) da Universidade Federal do Ceará, uma série de atividades relacionadas a matrícula de estudantes, gerenciamento de disciplinas, conclusão de cursos, dentre outras, será realizada no dia a dia. Para mapear esses procedimentos e sistematizá-los, servidores técnico-administrativos da Prograd participam, até sexta-feira (16), de capacitação sobre gestão de processos, promovida pela equipe da Auditoria Interna da UFC.
Segundo o Pró-Reitor de Graduação, Prof. Cláudio Marques, o objetivo é organizar as várias ações operacionais que, desde 2015, têm sido aperfeiçoadas na Prograd. De lá para cá, houve mudanças, por exemplo, nas atividades administrativas ligadas à conclusão de cursos de graduação, o que permitiu maior agilidade e eficiência no período de colações de grau, na emissão de certificados de colação e de diplomas.
Ações referentes à matrícula na graduação também passaram por aprimoramento. Processos antes concentrados na Prograd, relacionados à gestão da demanda e oferta de vagas em disciplinas, passaram a ser distribuídos entre as unidades acadêmicas, que ganharam mais autonomia.
A articulação entre a Pró-Reitoria e os coordenadores de programas acadêmicos das unidades também foi ampliada. Isso deu mais rapidez e eficiência a todo o processo de matrícula.
Com essas mudanças, a UFC conseguiu ampliar em 25% o número de matrículas na graduação, passando de cerca de 100 mil para 125 mil por semestre, entre 2015.1 e 2018.1. A melhor gestão da oferta de vagas em disciplinas também permitiu, por exemplo, a redução das taxas de evasão.
Diante de tantas mudanças, a Prograd agora se vê diante do desafio de sistematizar tais procedimentos, a fim de otimizar a força de trabalho, tornar suas atividades ainda mais eficientes e reduzir possíveis entraves burocráticos.
A abertura do curso, na manhã desta terça-feira (13), foi feita pela chefe da Auditoria Interna da UFC, Glícia Santiago. “A proposta é tornar o trabalho mais simples, fluido, eficiente e menos oneroso. Vocês gastarão menos tempo com burocracia, com perda de informações. Verão que o trabalho vai render mais”, assegurou Glícia.
A gestão de processos é uma metodologia alinhada à questão da governança, que tem sido valorizada na UFC. Segundo Glícia, a Universidade está entre as instituições de referência no País nesse setor.
DIFOP – A capacitação foi viabilizada pela Divisão de Formação Profissional (Difop) da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep), responsável por gerenciar a demanda e a oferta de cursos dos servidores da UFC. O setor recebe pedidos de capacitação pelo telefone (85) 3366 7406 e pelo e-mail difop@ufc.br.
Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fone: 85 3366 7331