Controladoria Geral da União lança Campanha #integridadesomostodosnós
Data da publicação: 22 de setembro de 2020 Categoria: Integridade Pública, Notícias
A Controladoria-Geral da União (CGU) lançou, na última quinta-feira, dia 3, no âmbito da 2ª Reunião Técnica com as Unidades de Gestão da Integridade, a Campanha #INTEGRIDADESOMOSTODOSNÓS. Trata-se de uma iniciativa para aprimorar os programas de integridade pública e promover a cultura de integridade dentro dos órgãos e entidades do Poder Executivo Federal, em busca da construção de ambientes cada vez mais íntegros na administração pública.
O objetivo da CGU na produção e disponibilização desse conteúdo é apoiar os órgãos e as entidades no atendimento ao Decreto n° 9.203, de 22 de novembro de 2017, que determina que os órgãos e entidades federais criem seus programas de integridade.
A Campanha será composta por materiais que abordam temas como assédio moral, assédio sexual e responsabilização de agentes públicos e de pessoas jurídicas, entre outros. Além de conteúdos com detalhes técnicos sobre os assuntos, haverá peças de comunicação como folders, vídeos, cartazes e cards para mídias sociais e e-mails marketing que podem ser disseminados internamente pelas instituições. O material estará todo à disposição das Assessorias de Comunicação e das Unidades de Gestão da Integridade, para que possam disseminá-lo internamente por meio dos seus canais de comunicação.
Você sabe o que é Integridade Pública e o que é um Programa de Integridade?
Conforme a Controladoria-Geral da União, Integridade pública deve ser entendida como o conjunto de arranjos institucionais que visam a fazer com que a Administração Pública não se desvie de seu objetivo principal: entregar os resultados esperados pela população de forma adequada, imparcial e eficiente.
Já o Programa de Integridade é um conjunto estruturado de medidas institucionais voltadas para a prevenção, detecção, punição e remediação de práticas de corrupção, fraudes, irregularidades e desvios éticos e de conduta. Instituir um programa de integridade não significa lidar com um assunto novo, mas valer-se de temas já conhecidos pelas organizações de maneira mais sistematizada.
E o que Assédio Moral?
O assédio pode ser configurado como condutas abusivas exaradas por meio de palavras, comportamentos, atos, gestos, escritos que podem trazer danos à personalidade, à dignidade ou à integridade física ou psíquica de uma pessoa, pôr em perigo o seu emprego ou degradar o ambiente de trabalho.
O assédio moral pode trazer consequência como depressão, angústia, estresse, crises de choro, mal-estar físico e mental.
Do que se trata a Responsabilização?
As corregedorias ou unidades de correição dentro dos órgãos e das entidades são responsáveis pelo trabalho que envolve a responsabilização de agentes públicos ou pessoas jurídicas. O trabalho das corregedorias é de extrema importância para a sociedade e para a manutenção de um serviço público íntegro, já que evitará danos patrimoniais, promovendo a boa utilização do dinheiro público, o que reforça a confiança e a credibilidade entre o poder público e a sociedade.
Fonte: Controladoria-Geral da União