Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em:Português
Brasão da Universidade Federal do Ceará

Universidade Federal do Ceará
Secretaria de Governança

Área do conteúdo

Comitê de Governança da UFC aprova medidas de gerenciamento de riscos alinhadas ao PDI 2023-2027

Data da publicação: 29 de março de 2023 Categoria: Notícias

Em reunião on-line na quinta-feira (23), o Comitê de Governança (CGOV), aprovou uma série de medidas a serem implementadas a partir deste ano que ampliam e aperfeiçoam a Governança, especialmente na gestão de riscos (GR) na UFC, em consonância com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2023-2027.

Foram aprovadas a Metodologia de Gerenciamento de Riscos dos Objetivos Estratégicos PDI-2023-2027; a inclusão de um processo de cada unidade da UFC no Plano de Gestão de Riscos (PGR) em 2023; a Resolução nº 01/2023/CGOV/Reitoria, que trata da operacionalização da GR na Instituição; e a Resolução nº 02/2023/CGOV/Reitoria, acerca do Plano Anual de Capacitação em Governança da UFC.

No início do encontro, o reitor da UFC, Prof. Cândido Albuquerque, destacou a importância de as ações de governança – das quais faz parte a gestão de riscos – estarem vinculadas ao PDI. O Plano, enfatizou o reitor, é fruto de uma construção coletiva dos que fazem a Universidade e instrumento para o planejamento e execução das atividades na Instituição no quinquênio 2023-2027.

Em sua fala, o reitor ressaltou o papel da Pró-Reitoria de Planejamento e Administração (PROPLAD) [responsável pela coordenação, elaboração e sistematização do PDI] e da Secretaria de Governança (SECGOV), que num trabalho conjunto vêm colaborando para a otimização de recursos e tempo na UFC.

Antes da apreciação das medidas a serem votadas, o titular da Pró-Reitoria de Planejamento e Administração (PROPLAD), Prof. Almir Bittencourt, falou sobre o monitoramento trimestral do PDI que vem sendo feito pela Coordenadoria de Planejamento e Gestão Estratégica (CPGE) da pró-reitoria.

Ele destacou a utilização da plataforma Nosso PDI, desenvolvida pela equipe da CPGE, e a vinculação dos dados ali constantes aos Painéis Estratégicos da UFC, abrigados no portal da UFC. Com esses recursos tecnológicos, na avaliação do pró-reitor, o acompanhamento e monitoramento trimestral do PDI se tornam mais eficientes, fazendo com que o documento não fique somente no papel e que se possa ajustar o planejamento da Universidade.

A funcionalidade e as novidades da ferramenta Nosso PDI foram apresentadas pela coordenadora da CPGE, Roberta Queirós Viana Maia, e pelo diretor da Divisão de Gestão Estratégica, Anderson Carlos Freitas Santos, ambos da PROPLAD.

Para Roberta Queirós, a conexão dos dados constantes na plataforma Nosso PDI aos Painéis Estratégicos representa ganhos no acesso da sociedade às informações, o que resulta em maior transparência da Instituição.

Anderson Carlos reportou novidades na plataforma, como a reestruturação de dados e melhorias quanto ao design e navegação. Ele apresentou ao Comitê exemplos de como os gestores podem usar a ferramenta para acompanhar o progresso das atividades planejadas.

METODOLOGIA E PROCESSOS – Integrante da equipe da Secretaria de Governança, o bibliotecário Francisco Jonatan Soares, apresentou para o Comitê a proposta de Metodologia de Gerenciamento de Riscos dos Objetivos Estratégicos PDI-2023-2027, explicando os benefícios, o mapeamento e a operacionalização de todo o processo. A aprovação e a implantação da metodologia, considera ele, vão dar um apoio extraordinário à implementação do PDI.

O diretor da Secretaria de Governança (SECGOV) da UFC, Prof. Cláudio de Albuquerque Marques, enfatizou que, com a metodologia, cada unidade da Instituição terá a oportunidade de se debruçar sobre seus objetivos e programas, mapeando os riscos. A SECGOV fará o acompanhamento e reuniões com gestores de modo a garantir que o que se aprovou no PDI 2023-2027 seja cumprido.

Já a Resolução nº 01/2023/CGOV/Reitoria, que trata da operacionalização da Gestão de Riscos na UFC, estabeleceu prazos para que as unidades enviem as informações solicitadas nessa área para a SECGOV e deu outras providências.

Na reunião dessa quinta-feira, o Comitê aprovou a inclusão de um processo de cada unidade no Plano de Gestão de Riscos neste ano.

PARTICIPAÇÃO – Conforme dados consolidados pela SECGOV, da solicitação enviada às 54 unidades (administrativas e acadêmicas) da UFC para aderirem à gestão de riscos, 39 responderam e 15 não responderam; 16 já estão incluídas na gestão de riscos e 21 ainda não tinham sido convidadas a participar da GR.

Quanto às pró-reitorias, todas responderam e já integram a GR. Em relação às unidades acadêmicas, 13 responderam e 5 não responderam, mas a meta é a inclusão de todas na GR durante a vigência do PDI.

FORMAÇÕES – Com relação ao Plano Anual de Capacitação em Governança da UFC, foi aprovada pelo Comitê a realização de cursos (EaD) em abril para servidores das unidades administrativas e acadêmicas que ainda não foram incluídas na gestão de riscos. E para setembro está planejada formação para servidores que já participam das atividades de gerenciamento de riscos.

Fonte: Secretaria de Governança da UFC – fone: (85) 3366 7437 / e-mail: secgov@ufc.br

Matéria original do sítio da Universidade Federal do Ceará: https://www.ufc.br/noticias/17693-comite-de-governanca-da-ufc-aprova-medidas-de-gerenciamento-de-riscos-alinhadas-ao-pdi-2023-2027

Logotipo da Superintendência de Tecnologia da Informação
Acessar Ir para o topo