Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em: Português

Universidade Federal do Ceará
Secretaria de Governança

Área do conteúdo

Estrutura de Governança da UFC

As primeiras ações diretamente relacionadas à Governança foram realizadas em 2017, por meio da estruturação física e normativa das instâncias internas de apoio à Governança, com a criação da Secretaria de Governança (SECGOV) (Resolução nº 01/CONSUNI/UFC) e do Comitê de Governança (CGOV) da UFC (Resolução nº 34/CONSUNI/UFC). A elaboração e aprovação da Política de Governança da UFC (Portaria nº 4117/2017/GR/UFC) marcou o compromisso de implantar uma gestão moderna, transparente e participativa, capaz de assegurar o cumprimento eficaz das ações previstas no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), em observância às disposições legais que tratam sobre a governança no âmbito do Poder Executivo Federal.

A estrutura atual de Governança na Universidade Federal do Ceará(UFC) pode ser compreendida a partir do diagrama apresentado a seguir, que mostra a relação entre a sociedade, o Governo Federal e as instâncias externas e internas de governança. Para uma visualização ampliada do diagrama, clique na imagem.

Na UFC, as instâncias internas de governança apresentam uma articulação entre diversos níveis da gestão, incluindo órgãos da administração superior e da administração acadêmica, de natureza deliberativa e executiva. Políticas, planos e diretrizes na área da governança são discutidos e aprovados pelo Conselho Universitário, Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, Comitê de Governança e suas Câmaras de atividades-fim e de atividades-meio, que são as instâncias de natureza deliberativa. Participam dessa articulação órgãos executivos que compõem a administração superior (Pró Reitorias) e a administração acadêmica (Unidades Acadêmicas), alguns órgãos de assistência e de assessoramento ao Reitor (Secretaria de Governança, Gabinete do Reitor, Coordenadoria Geral de Auditoria, Procuradoria-Geral e Comissão de Ética), que são responsáveis pela implementação das políticas e planos na área de governança.

Acessar Ir para o topo