Interlocutores de Governança
Um importante suporte para as ações de governança na UFC é o grupo dos Interlocutores de Governança (IGs).
Ainda em 2018, a ideia de criar um grupo técnico para difundir os temas relativos à governança pública foi apresentada e aprovada pelas Câmaras de Atividades-fim e Atividades-meio, bem como pelo Magnífico Reitor para que cada dirigente designasse um servidor (docente ou técnico-administrativo) da sua unidade para representá-la nesse grupo.
Os Interlocutores de Governança são servidores integrantes do quadro funcional da UFC, indicados pelos dirigentes das unidades acadêmicas e administrativas da Universidade para participarem de encontros permanentes com a equipe técnica da Secretaria de Governança.
Considerando que a boa governança tem a capacidade de contribuir com excelência da liderança, melhoraria dos processos decisórios e da própria gestão organizacional, o Interlocutor de Governança tem a importante função de ser o agente que trabalha em conjunto com o gestor de unidade e torna-se o caminho de acesso à disseminação das boas práticas de governança aos demais servidores da equipe. Destarte, são papéis dos IGs:
- Ser um canal de comunicação entre a Secretaria de Governança e o seu setor;
- Ser participativo e comunicativo, trazendo, também à Secretaria, dúvidas pertinentes à Governança no seu setor;
- Ser multiplicador do conteúdo da governança dentro da sua unidade. Para isso, estar atento às novidades divulgadas em nossa página oficial (https://secretariadegovernanca.ufc.br), bem como às campanhas de divulgação da Governança;
- Participar dos cursos de capacitação promovidos pela Secretaria de Governança em parceria com a DIFOP/PROGEP, ou divulgá-los, dando ciência à chefia e demais servidores da unidade sobre as ofertas de cursos;
- Ser propositivo e instigador, sugerindo ao Gestor novas ferramentas e boas práticas para governança aconteça efetivamente na sua unidade; e
- Ser um forte aliado de seu superior na implantação da Gestão de Riscos e na promoção do programa de Integridade da UFC na sua unidade.
Diante disso, o resultado esperado é possibilitar a celeridade de intervenções mais eficazes, para que os objetivos setoriais e os institucionais sejam alcançados, culminando na melhoria da oferta dos nossos serviços ao público.
Para saber mais detalhes sobre os IGs, acesse as abas abaixo.