1.ª Reunião do Comitê de Governança de 2020

Data de publicação: 13 de março de 2020. Categoria: Notícias, Sem categoria

O Comitê de Governança da UFC reuniu-se na última quarta-feira (04/03/2020), na sala de reuniões dos Órgãos Deliberativos Superiores, para realizar a primeira reunião ordinária desse colegiado em 2020. A reunião foi conduzida inicialmente pelo Magnífico Reitor, Prof. José Cândido Lustosa Bittencourt de Albuquerque e posteriormente pelo Vice-reitor Prof. José Glauco Lobo Filho. A pauta do encontro tratou dos seguintes pontos:

• Apresentação da estrutura de governança;
  • Aprovação do Plano de Capacitação em Governança para 2020;
  • Aprovação do calendário de reuniões do Comitê de Governança para o exercício de 2020;
  • Prorrogação do prazo para a atualização do Plano de Integridade da UFC para 2020;
  • Apresentação dos Grupos Internos de Governança;
  • Divulgação da pesquisa de percepção sobre o Programa de Integridade; e
  • Aprovação da Remodelagem do planejamento estratégico e aprovação do Mapa Estratégico da UFC.

Um dos destaques desse encontro foi a aprovação do Mapa Estratégico da Universidade. Antes da apreciação desse ponto de pauta, o Pró-reitor de Planejamento e Administração, Prof. Almir Bittencourt da Silva, destacou que a remodelagem contou com a participação dos gestores e que o Mapa Estratégico consiste em uma proposta elaborada a partir do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI 2018-2022) e do refinamento ocasionado pelo próprio processo de remodelagem do PDI.

Em seguida, a Sr.ª Roberta Queiros Viana Maia, coordenadora de Planejamento e Gestão Estratégica (CPGE/PROPLAD) reforçou que uma das justificativas para a atualização e Remodelagem do Planejamento Estratégico seria a de garantir que os Planos de Ações das Unidades estejam alinhados à estratégia institucional e que o Mapa Estratégico se tratava de um relevante instrumento para auxiliar nesse processo.

A coordenadora da CPGE também explicou que a construção do Mapa Estratégico se deu a partir dos objetivos do PDI (2018-2022) e de uma revisão de todos os indicadores desse plano , propondo indicadores diretamente alinhados ao Mapa Estratégico Institucional.

A coordenadora da CPGE informou a todos que as unidades acadêmicas poderiam entrar em contato com a equipe da PROPLAD de modo a agendar um momento para orientações para a elaboração do plano de ações das suas unidades.

Como estrutura, o mapa segue como orientadores basilares à missão, a visão e os princípios norteadores da instituição (sustentabilidade, empreendedorismo, governança, inovação, inclusão e internacionalização). De modo que a Universidade direcione todos os esforços para a excelência no ensino, na pesquisa, na extensão e na gestão com a finalidade de promover resultados para a sociedade com efetividade.

Após a discussão do assunto, o Comitê de Governança aprovou a Remodelagem do Planejamento Estratégico, bem como do Mapa Estratégico como ferramenta de orientação aos gestores para o alinhamento entre as ações em busca do alcance dos objetivos institucionais.

O registro fotográfico foi publicado no Flickr